dreduardoaraujopires-terapia-ondas-choque

dreduardoaraujopires-terapia-ondas-choque


Terapia por ondas de choque

Terapia por Ondas de Choque? Já ouviu falar?

Quando ouvimos ondas de choque logo vem a nossa mente choques elétricos. Embora a máquina utilize eletricidade para funcionar, não são emitidas ondas elétricas neste tratamento, e sim ondas mecânicas.

Pra que serve esta terapia?

Esta terapia foi inicialmente desenvolvida para o tratamento de pedras no rim. As ondas emitidas pelo aparelho eram direcionadas para a região do rim que apresentava as pedras, e através das ondas ocorria a quebra dessas pedras. Através deste tratamento, foi observado que a terapia poderia ter outras utilidades, assim essa tecnologia foi se expandindo.

Hoje em dia há diversas áreas da medicina utilizando esta tecnologia. Urologistas têm utilizado para disfunção erétil, cardiologistas já observaram melhora da vascularização cardíaca em pacientes com lesões das artérias do coração. A ortopedia não poderia ficar de fora, e é a especialidade que mais utiliza esta terapia.

Na ortopedia ela sempre funciona como terapia adjuvante, ou seja, ela colabora no tratamento de algumas patologias. Dentre as principais patologias estão: fascite plantar (esporão de calcâneo), tendinites (como a do tendão de Aquiles), epicondilites do cotovelo, bursites do ombro, dores musculares, não consolidação óssea, entre outras.

Mas como age essa terapia?

A terapia por ondas de choque age estimulando as células locais de onde foi realizada a aplicação a se cicatrizarem através de um estímulo inflamatório. Ou seja, estimula as regiões dolorosas fazendo com que cresçam vasos sanguíneos e cicatrizem áreas com dificuldade de cicatrização. Além disso substâncias que geram analgesia também são liberadas na região, reduzindo a dor local.

Quem pode fazer esse procedimento?

Embora a técnica tenha poucas contra-indicações, suas indicações são precisas. Deste modo um médico ortopedista que faz o acompanhamento do paciente que deve indicar a realização. O responsável por realizar a terapia dever sempre ser um médico. Existe uma Sociedade Brasileira de Médicos que estão aptos e realizam pesquisa no tratamento com essa terapia.

Como faço para fazer esta terapia?

Como já dito, não existe milagre. Para que o tratamento seja efetivo, é necessário que seja bem indicado e que o paciente mantenha um acompanhamento antes e após a terapia. Logo Dr. Eduardo realiza o procedimento apenas em pacientes com solicitação de seu médico que o acompanha ou naqueles pacientes que passaram em consulta e ele mesmo faz a indicação e seguimento.

Quantas sessões são realizadas?

Há diversos protocolos de tratamento disponíveis. O Dr. Eduardo prefere indicar inicialmente de 3 a 5 sessões (1/semana) como tratamento inicial e após iniciar a fase de repouso para observar os resultados da terapia. O seu enfoque na terapia é para lesões musculoesqueléticas e feridas.

Quanto custa a terapia?

O valor da sessão é 400 reais. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão ou transferência bancária. Facilitamos o reembolso médico do convênio.

Agende sua avaliação ou sua terapia caso tenha uma solicitação de seu ortopedista.


Agendamento de consultas:
(11) 3231-3656 Whatsapp

Consultório

Consultas Particulares e Terapia por Ondas de Choque
Rua Adma Jafet, 74 - CJ:152 - Bela Vista- São Paulo/SP
Consultas: (11) 3231-3656
(11) 3231-3730
WhatsApp: (11) 93321-1100