Lesão da placa plantar

Lesão da placa plantar

Entenda a Lesão da placa plantar

Já ouviu falar? Não se preocupe, vamos conversar um pouquinho sobre essa lesão tão comum.

O que seria essa tal placa plantar?

Trata-se de uma estrutura fibrocartilaginosa situada na região inferior das cabeças metatarsais. Ela faz a ligação inferior entre a cabeça do metatarso com a região inferior do primeiro osso de seu dedo (chamada falange proximal)

Imagem ilustrativa de uma placa plantar 
Fonte: DOI: 10.1177/1941738120904944

Fonte: https://doi.org/10.1016/j.fcl.2017.09.002

A – Falange do dedo 
B – Cabeça metatarsal
C – Placa plantar

Setas: Imagem anatômica e de ressonância magnética mostrando uma placa plantar normal 
Fonte: https://doi.org/10.1016/j.carj.2019.06.010

E qual sua função da placa plantar?

A placa plantar funciona como um estabilizador da articulação dos dedos. Quando pisamos com a parte da frente do pé ao solo, nossos dedos fletem. Durante esta flexão do dedo, a placa plantar funciona como um elástico, puxando novamente o dedo para baixo ao final do movimento.

Fonte: Imagens públicas da web.

E se lesionarmos?

Fique tranquilo, embora ela esteja lesionada, o dedo não parará de funcionar, pois a placa plantar funciona apenas como um estabilizador da articulação. No entanto podemos evoluir com dor e perda do alinhamento normal do dedo. 

Fonte: Imagens públicas da web.

Fonte: Imagens públicas da web.

O que normalmente gera esta lesão?

Andar na ponta dos pés em superfícies rígidas, utilizar rotineiramente sapato de salto alto, realizar atividades de alto impacto, presença de metatarsais comprimidos e joanete são as causas mais comuns. Esta lesão é comumente observada em mulheres com idade acima de 50 anos, e frequentemente é bilateral.

Preciso operar a placa plantar quando lesionar?

A resposta é sempre depende. Caso seja uma lesão aguda, ou mesmo uma pequena lesão crônica, a adequação do calçado e até mesmo utilização de palmilhas ou pads muitas vezes é o suficiente. No entanto, quando associado a joanete e dor de difícil controle com as medidas anteriores, o tratamento cirúrgico está indicado.

Exemplo de tratamento não cirúrgico 
Fonte: DOI: 10.1177/1941738120904944

E a cirurgia? Como é feita?

O segundo dedo é o local mais comum desta lesão e normalmente estar associada com a joanetes. Quando associado a joanetes, tende-se a realizar a correção dela juntamente com a placa plantar. A reconstrução da placa é uma técnica recentemente desenvolvida. Embora os trabalhos ainda não sejam absolutamente conclusivos, há uma tendência na literatura demonstrando melhores resultados com a reconstrução da mesma. Este fato ainda é trás divergências já que realizando ou não a reconstrução da placa plantar é necessário realizar o encurtamento ósseo, procedimento realizado isoladamente nestes casos há décadas com bons resultados.


Agendamento de consultas:
(11) 3231-3656 Whatsapp